Notícias: Plantas Medicinais

1º Encontro do Alentejo “Saúde e Plantas Aromáticas e Medicinais”

 Inicia-se hoje na estalagem da mina de S.domingos, em Mértola, o 1º  encontro do Alentejo “ Saúde e Plantas Aromáticas e Medicinais”.  Segundo a  Associação de Defesa do Património de Mértola (ADPM)   “as plantas aromáticas e medicinais assumiram ao longo dos tempos um protagonismo invulgar na tradição Alentejana”. O objectivo deste evento é “sensibilizar a população e os participantes para a importância que as plantas aromáticas e medicinais têm na nossa saúde”.

Retirado de:

http://www.radiopax.com/noticias.php?d=noticias&id=9224&c=1

Ervas alimentares em feira no concelho de Borba : Oitava edição da Feira de Ervas Alimentares de Orada decorre até domingo.

No dia 05  a 09 de Maio  de 2010 decorreu a oitava edicção da feira de ervas alimentares de orada no concelho de borba,Évora.Esta iniciativa, promovida pela câmara municipal de Borba, destina-se a valorizar a importância das plantas daquela região, que crescem espontaneamente nos campo e que enriquecem, há séculos, juntamente com o pão e o azeite, os pratos alentejanos. Além das propriedades aromáticas, cor e condimento aos cozinhados, serviram para outros fins, nomeadamente  tratamentos medicinais e cosméticos. No certame, que decorre no pavilhão de feiras e exposições da localidade, com a participação de expositores, os visitante podem conhecer as diversas utilizações de ervas alimentares , aromáticas e medicinais. Os visitantes podem adquirir chás, licores á base de ervas aromáticas, peças de decoração com plantas, artesanato e doçaria.

Retirado de:

http://www.rr.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=96&did=102819

Encontro entre 400 participantes debate utilização de plantas medicinais no Sistema Único e serviços relacionados à fitoterapia

Nos dias 20 e 21  de Maio decorreu no Brasil o III encontro de fipoterapia do Estado do Ceará que contou com vários profissionais ligados à farmacologia e 400 participantes. Ceará é o primeiro estado brasileiro a regulamentar o uso de plantas medicinais, e serviços relacionados à fitoterapia no sistema único de Saúde (SUS). O decreto oficial do Estado, autorizou à secretária da Saúde a implementar uma política de incentivo á pesquisa, desenvolvimento tecnológico, a produção e a inovação de produtos fitoterápicos, a partir da biodiversidade regional.Esta política abrange plantas medicinais, alarga as opções terapêuticas aos utentes do SUS e dá prioridade às necessidades epidemiológicas da população.

Retirado de :

http://www.isaude.net/pt-BR/noticia/7566/geral/ceara-discute-regulamentacao-a-utilizacao-de-plantas-medicinais

Plantas medicinais da Amazónia são tema de palestra em Belém

Farmacêutico Christian Lameira alerta contra falsificações e usos indevidos de produtos in natura colectados na Região Amazónica

 

 No dia 28 a 30 de Maio de 2010 decorreu em Belém uma palestra na Feira do Empreendedor 2010 sobre plantas medicinais no Hangar Centro de  Eventos da Amazónia. O farmacêutico Christian Lameira lançou o alerta sobre a dosagem a aplicar nas infusões e chás com plantas medicinais amazónicas. Segundo o farmacêutico a dosagem errada pode levar uma pessoa ao envenenamento e à morte …

 

Retirado de:

http://www.jusbrasil.com.br/noticias/2210760/plantas-medicinais-da-amazonia-sao-tema-de-palestra-em-belem

 

 

 

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: