Oregão

Orégão 

Nomes populares: oregano,orégam, ourego ( Brasil), Port: orégão  – vulgar , manjerona – brava, manjerona-selvagem, ( Espanha): orégano, orégano comum; (França): Origano [ Commum], marjolaine sauvage, ( Inglês): wild marjoram , mountain mint , oregano

Nome científico:   Origanum virens Hoffmans

Família:   lamiaceae

História:

É proveniente das regiões montanhosas do sul da Europa e da Ásia ocidental vegetal. A espécie origanum Vulgare L. é cultivada nas regiões sul e Sudeste do Brasil. O oregão prefere regiões de clima subtropical com muita luminosidade. Nos locais quentes , ganha aroma mais intenso, sabor mais picante e perfume mais persistente. Não aceita humidade relativa do ar , nem exposição directa aos ventos forte e frios e geadas acentuadas. Exige altas atitudes de 2.000 metros. É difundida  por toda a América e Europa.

Aplicações:

Contém elementos muitos activos como óleo essencial, timol, cânfora, tanino, sais e uma essência aromática. Aplica-se às doenças: infecções, catarrais, atonia do estômago, digestões difíceis, asma, reumatismo, falta de apetite, doenças de pulmão, dores musculares e tosse. Tudo isto em chá: 30 g de sumidades floridas para 1l de água , levantar  fervura e deixar infusão durante 10 minutos. Tomar 2 a 3 chávenas por dia , fora das refeições. Além destas aplicações, que são de uso interno , também se aplica ao uso externo como dores de dentes: flores pisadas e aplicadas em massa sobre o dente doente ou ainda fervida em vinagre e bochechar a boca várias vezes ao dia. Para a queda de cabelo usa-se a mesma água , mas sem vinagre , apenas água fervida, fricciona-se o couro cabeludo e abafa-se com pano de lã forte. Na tosse , bebe-se chá doce em mel, 2 a 3 vezes ao dia  e ao deitar. No entanto , para o uso interno há muita gente que também usa da seguinte forma : 1 l de vinho tinto com 60g  de sumidade floridas , a macerar durante 12 a 15 dias, adoça-se, ao paladar de cada pessoa , se se, desejar.  Na culinária é usada como condimento , no tempero de azeitonas e nas saladas de tomate e pepino , durante o verão.

Partes Utilizadas:

Sumidades florais

Propriedades medicinais:

Sedativo, antiespasmódica, béquica, carminativa antireumática

Referência:

SALGUERIO, José  – Ervas,Usos e Saberes : Plantas Medicinais no Alentejo e outros  Produtos Naturais. 1ªedição,Lisboa:Marca,2004.

Retirado de:

http://www.iac.sp.gov.br/Tecnologias/oregano/oregano.htm

http://www.cantoverde.org/150plantas/organizacao.htm

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: