Nigela

Nigela

Nomes populares: aleprive, aliprive, cabelo – de – Vénus, cominhos negros, diabo-na-mata e nigelabastarda, roman coriander ( Inglês), neguilla (Espanhol), niguelle (Francês), semenzinha (Italiano)

Nome cientifico: Nigella sativa

Família: Ranunculaceas

História:

A nigela é nativa do Sul da Europa. É muito conhecida no sul de Espanha e raramente encontrada no norte da Europa, norte da África e sudoeste da Asia, em terrenos baldios e nos campos. As flores são hermafroditas e polinizadas por abelhas. Adapta-se bem a qualquer tipo de solo , apesar de preferir solos arenosos desde que sejam bem drenados e com sol directo para o bom desenvolvimento. Deve ser regada constantemente. Resiste a altas temperaturas, não suporta geadas. Chega a medir 60 cm de altura e 20 cm de circunferência. É excelente para canteiros e forração. Podem dar uma belo vaso desde que tenha espaço para crescer. Assim que as flores morrem, começam a se formar os frutos, grandes e ovalados, com separações em gomos verticais. Eles são quase que totalmente ocos, mantendo a mesma forma e proporção até secarem completamente. Quando secos começam a abrir-se vagarosamente, deixando à mostra as sementes. Para que as sementes não se espalhem para lugares indesejados, estas cápsulas que as contém devem ser colhidas e as sementes retiradas para uma futura semeadura no local desejado. As sementes são utilizadas patra condimento e como expectorante. O Oleo extraído das sementes é utilizado na perfumaria e no fabrico de cosméticos ( Ex: Batôns)

Aplicações:

Combate afecções dos brônquios, com catarro, flatulência, diurético, problemas intestinais, aumenta o leite materno, icterícia, dores dentes, dor de cabeça

Partes Utilizadas:

Sementes

Propriedades medicinais:

Galactagoga, carminativa, béquica, analgésica, diurética, antihipertensiva, depurativa no sangue

Retirado de:

http://www.cantoverde.org/150plantas/organizacao.htm

http://www.plantamed.com.br/

http://imaginacaoativa.wordpress.com/2009/07/03/cabelo-de-venus-nigella-damascena/

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: