Nespereira

 

Nespereira

Nomes populares: ameixa-amarela, ameixa-japonesa,ameixa-do-canadá (Brasil),magnório( Grande Porto),

Nome cientifico:  Eriobotrya japonica ( Thunb.) Lindley

Família: Rosaceae

História:

A nêspera foi introduzida no Japão, onde se adaptou em tempos muito antigos, e tem sido cultivada lá por mais de mil anos. Ela também se adaptou bem na Índia e em muitos outros locais. Acredita-se que os imigrantes chineses levaram a nêspera até o Havaí. Era comum como uma pequena árvore frutífera ornamental na Califórnia em 1870.Esta árvore foi introduzida no Japãoonde foi cultivada há mais de mil anos.Adaptou -se bem na India e noutros locais. Fontes afirmam que os imigrantes chineses levaram a nêspera para havai , califórnia em 1870. Japão, Israel e Brasil são considerados os maiores produtores de nêsperas.Também são produtores os países Turquia, líbano, Grécia, sul da Itália, Portugal, Espanha( na cidade de Callosa d’ en Sarrià) no sul de França e norte de África.O nome nêspera foi referênciada nos poemas de li bai.

Aplicações:

A polpa da nêspera serve para fazer compotas. As sementes servem para fazer licores finos.as folhas, juntamente com outras plantas, dá um bom resultado, no combate aos cálculos, “pedras” nas vias urinárias.Misturam-se assim: cavalinha,folhas de nespereira e barbas de milho. Além desta preparação, existem muito mais.Mas a sua principal riqueza está nos frutos , muit agradáveis e benéficos para a nossa a saúde, devido a conterem em abundância as seguintes vitaminas:A,B1,B2 e C. Além de ser usada na  nossa alimentação, também são aplicadas no combate à diareia e no hemorroidal. A casca dos ramos, cozida em água , doce com mel, serve para gargarejos, no combate às anginas e outras doenças de garganta como: amigdalite,laringite.Combate a estomatites.

Partes Utilizadas:

Casca dos ramos, folhas , frutos

Propriedades medicinais:

adstringente,anti-hemorrágica, antiinflamatória

Referência

SALGUERIO, José  – Ervas, Usos e Saberes : Plantas Medicinais no Alentejo e outros  Produtos Naturais. 1ªedição,Lisboa:Marca,2004.

Retirado de:

http://www.cantoverde.org/150plantas/organizacao.htm

About these ads

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: