Narciso

 

Narciso

Nomes populares: alvas selvagem, campaínhas, campaínhas grandes, tragona Bell, capillejas, capilotes, cebola lechuguilla, cebola de prados, ouro, narciso falsas de cebola, flor de falso-narcissus Angel, grillandas, Dormouse, colheita, manteigueras, Maia, narciso, narciso Bell, lechuguilla de narciso, prados de narciso, narciso Sevillian, narciso trompón, tragapán, tragón, trombone. ( Espanha)

Nome científico: Pseudonarcissus L.

Família: Amarylidaceae

História:

O narciso é nativo  da  Europa central e Norte.Em Espanha existem várias subespécies como prymigenium, etc. que estende através da Pyrenees e do Cantábrico.

Aplicações:

Expectoração dos brônquios, quando se encontra doentes por motivo de gripes, tosse, tosse convulsa e catarros crónicos. Também na diarreia, afecções nervosas, paludismo etc.Usa-se o cozimento de um punhado de folhas, para meio litro de água doce com mel ou açúcar escuro. O perfume das flores provoca uma espécie de sonolência, por isso, há que fugir dele. No entanto, são folhas a única parte da planta que se aproveita para a medicina.O bolbo e as flores não se aconselham para tratamentos internos, devido a uma matéria narcótica que possuem. É recomendado para casos de epilepsia e no tratamento de cancro e leucemia.

Partes Utilizadas:

Folhas

Propriedades medicinais:

eméticos

Referência:

SALGUERIO, José  – Ervas, Usos e Saberes : Plantas Medicinais no Alentejo e outros  Produtos Naturais. 1ªedição,Lisboa:Marca,2004.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: