Malva

 

Malva

Nomes populares: malva-cheirosa,gerâneo-aromático,malva-grande,malva-das-boticas,malva-silvestre,malva-da-casca,malva-rosa, rosa-chinesa

Nome científico: Malva sylvestris L.

Família: Malvaceae

História:

A malva é um nome vulgar de diversas espécies de planta herbáceas da família Malvaceae. É distribuído geograficamente pelas regiões tropicais, subtropicais e temperadas de África, Ásia e Europa. Em Portugal , de norte a sul, localiza-se em terrenos sombrios. As folhas são alternadas, lombadas e palmadas. As flores medem 5 cm, com cinco pétalas rosas ou brancas. Algumas espécies são utilizadas como plantas ornamentais em jardins e outras são invasivas, como na América, continente onde foram introduzidas. Existem outras espécies de malva que são comestíveis como a verdura, Malva Verticillata , produzida em escala limitada , na china.É uma planta medicinal popularmente conhecida e tem mais de 2 mil anos de história. Na antiguidade foi usada como alimentação humana e como medicação.

Aplicações:

A malva é usada em saladas, sumos, neste caso doce com mel, em sopas com batatas e cebola, temperada com azeite e doenças do aparelho digestivo como gastrites , colites , cistites, prostatites , obstipação e obesidade. tudo em chá. Junta-se 40 g de folhas e flores ou só um resto da planta incluído, com 1l de água, ferver 1 minuto e 10 minutos de infusão. Tomar 4 chavenas por dia, sendo duas em 10 minutos. Após duas refeições principais, uma de amanhã em jejum e outra ao deitar, adoçadas com pouco açucar escuro. Para  bronquite, tosse, sarampo, escarlatina e varicela, usar a mesma dose da planta , mas doce  com mel. A raiz é um  bom expectorante, usada na dose 60 g para 1l de água.Deixar ferver 3 minutos e deixar 10 minutos em infusão. beber três chavenas por dia , também adocicadas com mel. As folhas empregam-se em clisteres e irrigações vaginais e na dor de dentes, em bochechos, todos os males da pele e feridas , em lavagens e pensos. para o tratamento de hemorróidas, em lavagens e vaporizações Para todos os males usa-se 40 g folhas npara 1l de água e deixa-se ferver durante 30 segundos e deixa-se 10 minutos de infusão.

Partes Utilizadas:

Folhas, flores e raiz

Propriedades medicinais:

emoliente, calmante, anti-inflamatória, béquica,laxante, expectorante, adstrigente, diurética,

Referência:

SALGUERIO, José  – Ervas,Usos e Saberes : Plantas Medicinais no Alentejo e outros  Produtos Naturais. 1ªedição,Lisboa:Marca,2004.

Retirado de:

http://www.cantoverde.org/150plantas/organizacao.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Malva

http://www.plantamed.com.br/

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: