Lúpulo

 

 

Lúpulo

Nomes populares: lúparo, vinho-do-norte, salsaparrinha-nacional, pé-de-galo ( Brasil), lúpulo , engatateira, húmulo, lúparo, lúpulo-trepador, pé-de-galo, vinho-do-norte(Portugal), lúpulo, lupulina, lupio, oblón(Espanha), houblon [à la biere] (França), hops, European hop ( Inglês)

Nome científico: Humulus lupulus

Família: Moráceas

História:

Esta planta é usada juntamente com o malte, a cevada e o levedo para o fabrico de cerveja. No calor do cozimento da mistura, o lúpulo liberta as suas resinas de sabor amargo para dar à cerveja um sabor característico. É também cultivado como trepadeira ornamental em jardins, em áreas subtropicais e temperas. É também usado como alimento, produzindo o chamado “espargo de lúpulo”. Além de um constituinte da cerveja, o lúpulo é cultivado como trepadeira ornamental em jardins em áreas subtropicais e temperadas. Também é usado em pequena escala na alimentação, produzindo o chamado “Espargo de lúpulo”. Foi cultivado pela primeira vez no ano 736, em Hallertau, Alemanha. Em 1067 Hildegar of Bingen utilizou o lúpulo para o fabrico de cerveja. No século XVI o lúpulo foi introduzido nas cervejas da Inglaterra. Nos Estados Unidos o seu cultivo começou em 1629, no estado de Washington. Actualmente Reino Unido é considerado um dos principais centros de produção desta plantas.Outras  importantes áreas de cultivo incluem: Bélgica, Alemanha, República Tcheca, Xinjiang ( China), Tâsmania( Austrália), Lublin( Polônia) e Chivashia ( Rússia). Nova Zelândia produz lúpulo orgânico.

Aplicações:

O chá do lúpulo favorece o sono. É útil para casos de enxaqueca, digestões difíceis, As flores femininas do lúpulo servem para o fabrico de cerveja. O uso excessivo pode provocar náuseas

Partes Utilizadas:

Flores (inflorescências), lupulinho (pó amarelo que recobre as flores)

Propriedades medicinais:

Sedativa, digestiva, aperitiva

Retirado de:

http://www.cantoverde.org/150plantas/organizacao.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%BApulo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: