Losna

 

Losna

 

Nomes populares: absinto, absíntio, erva – dos – vermes , losna –maior, absíntio-comum (Brasil),  grande –losna, sintro, citronela-maior( Portugal), ajenjo, ajenjo común, absíntio, artemisa [marga](Espanha), absinthe  (França), wormwodd ( Inglês)

Nome científico: Artemisia absinthium L.

Família: Compositae

História:

Losna é planta arbustiva que pode viver até 10 anos. As suas virtudes medicinais são conhecidas desde a antiguidade, os antigos recorriam a ela frequentemente para o combate de várias doenças. Foi usada no tempo dos celtas e árabes que a empregavam no tratamento de problemas digestivos e antes da era de Cristo. No ano 600 a.C. foi citada num papiro egípcio. É aromática mas de sabor amargo. Losna significa “privado de doçura”Na bíblia é citada como símbolo das dificuldades e tristezas da vida. Só com fé é possível suportar o seu sabor desagradável. Uma antiga lenda europeia afirma que a losna “arrebata o valor do homem”Actualmente a propriedade aromática desta planta é utilizada para bebidas amargas como vermute. As propriedades medicinais forma descobertas pelos habitantes nas regiões semi-áridas e temperadas. Num texto antigo grego Discórides cita as suas capacidades de desperisitação internas da losna. Os chineses usam uma folha enrolada na narina para travar as hemorragias nasais.

Aplicações:

A losna aplica-se nas seguintes doenças: digestões retardadas, vermes  nos intestinos, falta de apetite, febre, gripe, mesntruações retardadas enjoo e estimulante da vesícula. Tudo isto em chá: 19g de folhas para 1l de água, 2 chavenas por dia, ou 2g do pó das folhas e 1/2  de água .  A losna pode ser tomada me vinho da seguinte forma: 1l de vinho tinto e 100 g de folhas, macerar , durante 15 dias e tomar um pequeno copo no inicio de cada refeição. Ou meio litro de aguardente, 150 g de folhas de losna, macerar também 15 dias, filtrar , misturar 150 a 200 g de açúcar escuro e agitar, bem rolhado. fica feito um bom licor. deve ser tomado em pequenas quantidades para evitar graves intoxicações.

Partes Utilizadas:

Folhas e flores

 Propriedades medicinais:

Vermifuga, digestiva, emenagoga, tónico gástrico

Referência:

SALGUERIO, José  – Ervas,Usos e Saberes : Plantas Medicinais no Alentejo e outros  Produtos Naturais. 1ªedição,Lisboa:Marca,2004.

Retirado de:

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/losna/losna.php

http://www.cantoverde.org/150plantas/organizacao.htm

3 comentários

  1. cida said,

    Sábado, Agosto 7, 2010 às 11:51

    a flor dessa planta é roxa e da em forma de cacho.

  2. Eu mesmo said,

    Sexta-feira, Dezembro 24, 2010 às 11:47

    A imagem é de lichias, não de losna.

    • Ana Brito said,

      Terça-feira, Janeiro 25, 2011 às 14:56

      Olá

      pesquisei a foto anterior através do seu nome cientifico daí colocar essa foto pois constava nos resultados. Espero que a foto actualizada seja a correcta.

      Abraço.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: