Linho

 

 

Linho

Nomes populares:  linhança, linho, linho – da – terra, linho – do – inverno , linho – galego, linho – mourisco ( Portugal), lino , linera , linavera, lino crepitante (Espanha), lin ( França), flax ( Inglês)

Nome científico: linum usitatissimum L

Família: Lináceas

História:

 Não se conhece a data  e o local  quando o homem a utilizou para a confecção de tecido nem quando começou a ser plantada. Desde 2500 anos de a.C. esta planta foi cultivada no Egipto. No livro de Moisés existe uma referência que fala sobre a perda da colheita de linho como uma “Praga” ou desgraça e a sua importância na vida das populações. Esta planta também vem mencionada no antigo testamento. As cortinas e véu do tabernáculo, o vestuário de Arão e a túnica de crista era de linho sem costuras. Em algumas regiões da Grécia , o linho foi um dos importantes têxteis. No território que viria a ser Portugal , o cultivo e a sua utilização provém na pré-histórica. Há provas que o linho foi inicialmente produzido no ano 2.500 a.c. Na jazidas de Almeria,forma encontradas cápsulas de linhaça e numa “sepultura” do tempo de 2500 a.c situada nas caldas de Monchique (Portugal) recolheu-se um pequeno farrapo de linho (2500 a.c)

Aplicações:

Prisão de ventre crónica , gastrite , úlcera duodenal, inflamações inflamatórias  e urinárias, auxilia o equilíbrio hormonal amenizado distúrbios causados pela TPM e menopausa.

Parte Utilizada:

Sementes

Propriedades medicinais:

Antioxidante, anticancerigeno, laxante, emoliente

Retirado de:

http://www.cantoverde.org/150plantas/organizacao.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Linho#Hist.C3.B3ria

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: