Limão

 

Limão

Nomes populares: limão “Eureka”, limão “Lisboa”, limão “Lunário”, “galego”, “Taiti”, limão siciliano (Brasil), limoeiro, limoeiro-azedo (Portugal), limonero , limón (Espanha), citronnier (França), limon tree (Inglês)

Nome científico: citrus limon (L.) Burm

Família: Rutáceas 

História:

O limão é nativo do sudeste da Ásia. Na antiguidade era desconhecido para os antigos gregos e romanos foi pela primeira vez referenciado no livro nabathae sobre agricultura  no século III ou IV. Foi trazido da Pérsia pelos árabes e expandiu-se pela Europa. Existem referências que o limão foi cultivado em Génova no século XV e marcou a sua existência nos açores no ano de 1494. Em 1742, este fruto foi utilizado pela marinha britânica para combater o escorbuto e em 1928 foi descoberto cientificamente qual a substância que combatia essa doença, a vitamina C. Actualmente é uma das frutas mais conhecidas e consumidas no mundo. Ficou popularmente conhecida no Brasil durante a gripe Espanhol ( epidemia de 1918). Na culinária o sumo do limão é preparado como limonada , gelados, molhos e aperitivos. Na medicina é preparado como remédios, xaropes. Também é aplicado para produtos de limpeza. A casca  serve para perfumarias por ter essência aromática e também serve no preparo de licores e sabões.

Aplicações:

O limão tem propriedades que ajudam a curar reumático, infecções, febres, aterosclerose, ateromas (remove a gordura arterial), constipações, gripes, dores de garganta, acidez gástrica, úrica (alcaliniza o sangue), frieiras, caspas, cicatrizações, diarreias, infecções vias biliares. A dose elevada do seu  consumo provoca delírios tremores e vertigens. 

Partes Utilizadas:

Folhas e frutos

Propriedades medicinais:

Sedativo ,  anti –  espasmo, sudorífico, vermífugo,  anti – escorbuto , alcalinizante, depurativo , tónico digestivo

Retirado de:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Lim%C3%A3o

http://www.cantoverde.org/150plantas/organizacao.htm

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: