Laranjeira

 

Laranjeira

Nomes populares:   naranjo [agrio], naranjo Dulce, naranjo de la china naranjo,( Espanha),  oranger  (Francês),  Orange tree ( Inglês), laranja doce, laranja-de-umbigo, laranja-bahianinha,laranja-lima,laranja-natal,laranja-pera-do-rio,laranja-rubi,laranja-valência,narashi (árabe), tian chegn g ( China),orango ( Esperanto),tapuz (Hebraico), narangi(Hindu),arancia(Itália), orenji (Japão), apjelsin (Rússia), nagaaruka , naranga (sânscrito)

Nome científico:  Citrus aurantium L

Família: Rutáceas

História:

Os citrinos são nativos do médio oriente que depois, segundo alguns autores, foi levada para o norte de África e sul da Europa. Chega às Américas no século XV. No entanto o impulso do cultivo e comercialização foi iniciado na segunda metade do século XIX. A laranja é originária da índia, conhecida pelo nome nareng. A partir deste país foi espalhada pela restante continente asiático passando a denominar-se por narang nome dado a uma cidade paquistanesa situada em punjab. Chega a Europa na altura das cruzadas trazida pelos cavaleiros da guerra santa. O cultivo da Laranja foi iniciado na França, tendo os franceses denominado por Orange nome que levou a laranja a ser associada em algumas culturas à cor do ouro. A palavra Or em francês significa ouro. Na Ásia e Médio Oriente assumiam a laranjeira como árvore ornamental dotada de características extraordinárias. Era comum nos pátios, casas árabes, fonte ou lago. Em várias culturas os frutos da laranjeira eram conhecidos como “maçãs do paraíso”. Existem pinturas antigas que retratam os frutos da “Árvore da Ciência” representados por laranjas. A cor de laranja está ligado ao fruto do mesmo nome e ambos eram considerados exóticos nos tempos antigos. Em várias culturas e línguas o nome deste fruto é singular por não haver palavras que rimem com ele. O cultivo da laranja é muito significativo e uma importante parte das economias de várias regiões como Espanha, Itália, Roménia e Algarve. Também encontramos noutros continentes África do Sul, Angola, Zimbabué, estados da Florida e Califórnia nos E.U.A, Argentina, Brasil,América do sul e na Austrália no distrito Riverina em Murray Riaver,  a produção da laranja é significativa.

Aplicações:
 insónias, nervosíssimos, irritabilidade, enxaquecas, dores de cabeça causadas por espasmos arteriais, transtornos digestivos, palpitações cardíacas, desmaios e desfalecimentos. Não deve ser consumida por pessoas que sofrem da vesícula biliar em jejum.

Partes Utilizadas:

Folhas, flores e frutos

Propriedades Medicinais:

Anti-espasmódica, sedativa, tónica digestiva e sedativo

Retirado de:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Laranjeira#Origem

http://www.plantamed.com.br/

http://www.cantoverde.org/150plantas/organizacao.htm

1 Comentário

  1. José Furtado said,

    Domingo, Janeiro 23, 2011 às 19:45

    É URGENTE mais divolgação ao consumo em fresco destes frutos, citrinos, pois alem do grande paladar que teem são muito importantes para a saúde e estragam-se quantidades enormes deste fruto, é uma pena com tanta fome no mundo…


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: