Kiwi

Kiwi

Nomes populares: quiui ou quivi (Brasil), kiwi fruit  e chinese goosebery (groselha) (Nova Zelândia), mihoutao e yangtao (China)

Nome científico: Actinidia deliciosa

Família: Actinidiaceae

História:

O Kiwi é natural do sul da china e foi declarado como fruto nacional pela República Popular da China. A cultura deste fruto expandiu-se a partir da china quando a missionária Isabel Frassier levou sementes da planta para a Nova Zelândia no século XX. Inicialmente, o Kiwi era plantada em pomares domésticos, mas foi na década de 1940 que começou a ser plantado comercialmente com o nome de groselha da China. Actualmente Europa e Américas comercializam com o nome de Kiwi, palavra maori que designa ave terrestre endémica e usada como símbolo daquela país. No século XX Nova Zelândia foi o primeiro país a produzir comercialmente em larga escala este fruto. A razão da substituição do nome do fruto passar de groselha chinesa para kiwi, prendeu-se com a procura de um nome comercial apelativo pelo seu exotismo e para evitar altas tarifas impostas pelo Estado Unidos da América, às groselhas e aos melões.Itália é o país que mais produz mundialmente o fruto, seguido pela Nova Zelândia, Chile, França, Grécia, Japão e Estado Unidos da América. O kiwi é também produzido pela china, mas este nunca chegou a pertencer à lista dos 10 mais produtores mundiais. Ainda neste país é cultivado na região montanhosa junto do rio Yangtze. Sichuan é outra região da província. As plantas devem ser plantadas em solo ácido com um PH de 5-6.6 e rico em matéria orgânica. O pomar do kiwi deve ter pelo menos nove plantas, seis a oito plantas femininas e masculinas e os períodos de floração destas plantas devem  ser em simultâneo para assegurar a fecundação. O espaçamento entre fileiras deve ser 5 m e 4 entre plantas. A colheita é realizada nos meses Abril e Maio. É um fruto muito comercializado por ser rico em vitaminas A, C e E, B6, niacina e alguns oligolelementos como cálcio, magnésio, potássio e ferro. Estudos científicos aprovam que o consumo de 3 ou mais frutas por dia previne 36% de desenvolver a doença ARMD (doença prejudicial à visão adulta), bem como outras doenças  cancro, circulatórias, incluindo as coronárias, melhora desempenho do sistema imunitário, equilibra tensão arterial, aumenta das defesas contra gripes e reduz os níveis de colesterol no sangue.

Aplicações:

Doneça da vista, gripe, cancro,cardiovascular, circulação, melhora o desempenho do sistema imunitário, tensão arterial, redução dos níveis de colestrol no sangue

Parte Utilizada:

Frutos

Propriedades:

anitgripal, cardiovascular, circulação,colestrol,regula o sistema imunitário, tensão arterial

Retirado de:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Quiu%C3%AD

http://www.cantoverde.org/150plantas/organizacao.htm

1 Comentário

  1. kezia said,

    Terça-feira, Setembro 21, 2010 às 01:47

    um que delicia é o kiwi Nossa da até agua na boca adooroooooooooo muito


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: