Jurubeba

 

Jurubeba

Nomes populares:  juribeba, juribebe, juripeba, jubeba, jurubeba-branca, jurubeba-verdadeira, jurubebinha, jurupeba, jurumbeba, juvena, juuna, jurubeba ( Inglês, Espanhol, Françês), girubeba ( Italiano)

Nome científico: Solanum paniculatum L.

Família: Solanaceae

História:

A jurubeba é uma planta nativa na região do Sul do Brasil e nos países da Bacia da prata. É comum no rio grande do sul. A origem do nome deriva da palavra latina “Fastigiatum”. A jurubeba encontra-se na lista oficial na pharmacopea Brasileira como uma droga específica para o tratamento de anemia e de hepatopatias. No ano de 1965, o doutor G L. Cruz escreveu que as raízes, folhas e frutas são utilizadas como um tónico que estimula as funções digestivas e reduz o inchaço do fígado e baço. É um bom remédio para hepatites crónicas, febres, tumores no útero e hidropisia. Jurubeba chega a medir 3 a 5 metros de altura. Nos anos 60 os pesquisadores alemães descobriram no caule, raiz e folhas as substâncias: esteróides, saponinas, glicosídeos e alcalóides.

Aplicações:

O chá de jurubeba é benéfico para doenças do coração, fígado, baço, problemas digestivo, diurética, diabetes, anemia, febres e como estimulante do apetite. Também serve para cicatrizar feridas.

Partes Utilizadas:

 Caule, raiz 

Propriedades medicinais:

Aperiente, anti-inflamatório, cicatrizante, depurativo de sangue, descongestionante do fígado e baço, digestiva, diurética, emenagoga, estimulante, estômago, febre, laxativa, tónica, antidiabéticos, desobstruentes, antianémicos

Retirado de:

http://www.plantamed.com.br/

htp://pt.wikipedia.org/wiki/Jurubeba

http://www.redetec.org.br/inventabrasil/jurubeba.htm

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/jurubeba/jurubeba.php

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: