Junco

Junco

Nomes populares:  junco, junco-solto

Nome cientifico: juncus effusus

Família:  juncaceae

História:

Esta planta é originária da Eurásia, América do Norte, Austrália, Nova Zelândia e África do Sul. O junco é muito conhecido e foi muito utilizado vários séculos, desde o princípio da nossa civilização. Malteses, mendigos e famílias mais carenciadas, usavam o junco para tapar tectos das barracas, barracões onde o gado pernoitava e protegiam do frio e da chuva, durante o inverno. Também como junco, aplicavam para o fabrico artesanal de cadeiras e outros trabalhos como tecer cestos, esteiras e, antigamente, pavios de velas com a medula dos caules . Actualmente já não se usa. Barracões, são tapados com telhas ou com folhas de zinco. Esta planta mede 70 a 80 cm de altura, a raiz é alongada, caule erecto, maciço ou quase oco. É verde por fora e branco por dentro. Em Portugal é localizada de Norte a Sul, em qualquer lugar rio , lago ou terrenos húmidos. Também existe no rio Almansor

Aplicações:

A raiz do junco é boa para o tratamento de doenças de garganta e laringe. Os artistas de canto devem usar frequentemente. Por isso deve se aplicar 20 gramas de raiz em 1l de água e deixar ferver 5 minutos. Côa se e dar gargarejos, bem quentes, com a referida água.

Partes Utilizadas:

 Raiz

Propriedades medicinais:

Doenças de garganta e laringites

Referência:

SALGUERIO, José  – Ervas,Usos e Saberes : Plantas Medicinais no Alentejo e outros  Produtos Naturais. 1ªedição,Lisboa:Marca,2004.

Retirado de:

http://www.jardineiro.net/br/banco/juncus_effusus.php

http://pt.wikipedia.org/wiki/Juncus

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: