Jatobá

 

Jatobá

Nomes populares:  árvore-copal-do-Brasil, farinheira,imbiúva,jabotii-timbaí,jassaí,jabatá-trapuca,jataí,jataíba, jataíba-peba, jataíba-uva, jataici, jataipeba,jataí-amarelo ,jataúba ,jatel,jati,jatobá-de-anta,jatobá-de-porco,jetaí,jetaíba,jitaí,jutaí,jutaí-açu,juteí,jutipi, pão-de-ló-de-mico,South America locust (Inglês),guapinol, algaborro,azucar huayo ( Espanhol)

Nome cientifico: Hymenaea courbaril  L.

Família:  Caesalpiniaceae

História:

Árvore originária na Amazónia e mata Atlântica Brasileiras, onde corre também no Piauí  até ao Norte do Paraná. O fruto desta árvore é conhecido pelos índios da América Latina por ser uma das frutas místicas. Antes do consumo pesquisavam primeiro os seus efeitos. O consumo desta fruta equilibra os anseios, desejos, sentimentos e pensamentos. Nos dias de hoje a jatobeira é considerada um património sagrado no Brasil. Estudos científicos afirmam que a polpa do fruto traz benefícios ao organismo a nível mental e sentimental. O excesso de consumo torna atordoa a pessoa  e o organismo fica desregulado. A madeira do jabotá é aplicada na construção civil em vigas, caibros , ripas , acabamentos internos, confecção de artigos para desporto, cabos de ferramentas, objectos de arte , peças de decoração , móveis luxuosos. A madeira jabotá consta na lista das 10 mais valiosas e negociadas madeiras do mundo. Até ao século XIX, utilizavam o pó amarelo das sementes deste fruto para a confecção de doces. Habitantes de regiões de florestas próximas, utilizam muito a sua casca para fazer chá pois acreditam que é  um poderoso estimulante e fortificante. No ano de 1930 foi indicada e comercializada para fins medicinais. No final do século XX foi estudada por etnobotânicos americanos. Como planta medicinal, indígenas do Brasil, Guiana e Peru, usam-ma contra a diarreia, tosse, bronquite, problemas de estômago e fungos dos pés. Estudos indicam que os jabotás produzem substâncias eficazes no combate de alguns tipos de cancro. As sementes são muito utilizadas para a recuperação de matas degradadas.

Aplicações:

asma, bronquite, cólicas, dores, fraqueza, fungos,hemorragias, Laringite, próstata, pulmões , tosse, úlceras

Parte Utilizada:

seiva, semente, casca, folhas

Propriedades medicinais:

Adstringente, antibacteriana, antiespasmódica,antifungica,antiinflamatória, antioxidante, aperiente, diurética, estimulante, estomáquica, expectorante, fortificante, laxativa, tónica, vermífuga

Retirado de:

http://www.plantamed.com.br/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Jatob%C3%A1

http://portalamazonia.locaweb.com.br/sites/ervas/noticia.php?idN=9585

1 Comentário

  1. scherla said,

    Quarta-feira, Dezembro 29, 2010 às 00:03

    vou comessar a tomar esse chá


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: