Juazeiro
Nomes populares: joá, joazeiro, juá-de-espinho, juazeiro, jurubeba, jurupeba, raspa-de-juá, juá-fruta, enjuá, enjoaá, juá-mirim, laranjeira-do-vaqueiro, joazeiro (Inglês), jujubier brésilien (Françês), zizyphus joazeiro (Italiano)
Nome científico: Ziziphus guaranitica Malme
Família: Rhamnaceae
História:
O juazeiro é nativo do nordeste do Brasil. Os frutos são comestíveis e utilizados para confeccionar geleias e a casca para fazer sabão e produtos de limpeza para dentes. Na época seca são utilizados para a alimentação do gado. Adapta bem aos ambientes húmidos, tornando se uma árvore elegante com 15 metros de altura. As folhas assemelham-se às folhas da caneleira. As flores são pequenas de cor de creme que dão origem frutos esféricos pequena , de cor amarela, doces , com uma semente no interior. É rica me vitaminas C, cafeína, ácido betulínico e saponinas. A indústria farmacologia emprega o extracto desta planta em produtos cosméticos e cremes dentais.
Aplicações:
Caspa, febre, gengivite, má digestão, problemas de estômago, problemas de dentes, problemas de cabelo, vias urinárias
Partes Utilizadas:
Folhas, fruto, casca e raiz
Propriedades medicinais:
Adstringente, anti-inflamatório, antigripal, cicatrizante, desopilante, expectorante, febre, higiene, sudorífero, tónica capilar
Retirado de:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ju%C3%A1
Deixe uma Resposta