Gengibre

 

Gengibre

Nomes populares:   gengivre ,gingibre , magaratáia, mangaratá, mangarataia,mangaratiá, jenjibre (Espanhol),gingembre (Françês), ginger (Alemão)

Nome cientifico: Zingiber officinale[Willd.] Roscoe

Família: Zingiberiaceae

História:

O gengibre é originário da ilhas de java , da índia, e da china onde depois foi difundido pelas regiões tropicais do mundo.Na  Europa é conhecido nos tempos das cruzadas e foi registado em Portugal durante o reinado de D. João III.  O gengibre chega ao brasil menos de um século após o descobrimento. Quando os  naturalistas  chegaram a este país colonial consideraram –na  uma planta nativa pois era comum encontrá-la em estado silvestre. Na antiguidade , o gengibre foi usado como xarope para combater as dores de garganta.Neste mesmo período o seu caule foi utilizado como especiaria e na preparação de medicamentos. A sua acção anti-séptica pode ser a responsável pela fama de muitos cantores e locutores que cuidavam da voz ao mastigar lentamente um pedacinho de gengibre.No entanto é contra – indicada por possuir propriedades anestésicas o que faz  reduzir o controlo da emissão vocal. No japão usam o óleo desta plnata para massagens a nível de coluna e articulações.

Aplicações:

O chá desta planta é usada para tratar gripes, tosses, ressaca e elevara a capacidade intelectual das pessoas. Banho e compressas quentes , aliviam os sintomas de gota, artrite , dores de cabeça na coluna, reduzir a congestão nasal, cólicas menstruais e previne o cancro do intestino e ovários.  A raiz do gengibre tem como propriedades acre e quente. A sua acção é aquecer o baço e o estômago , expelindo o frio. É usada contra a falta de apetite, membros frios, diarréia , vômitos , dores abdominais e indicado para digestão de alimentos.Para problemas de gastrite ou úlcera deve-se consumir , durante 30 dias, o gengibre crú uma vez que possui um alto poder de bactericida. É desintoxicante e afrodisíaco.

Partes Utilizadas:

Folhas , caule , óleo e raíz

Propriedades medicinais:

Gripes, tosses, ressaca, intelectualidade, gota , artrite, dores de cabeça, congestão nasal, cólicas menstruais, cancro, aperiente, antidiarréico, gastrite, úlcera, digestiva, afrodiasiaco e desintoxicante.

Retirado de :

http://pt.wikipedia.org/wiki/Gengibre

http://www.plantamed.com.br/

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: