Freixo

 

Freixo

Nomes populares: não forma encontrados outros nomes populares para freixo.

Nome cientifico: Fraxinus angustifolia Vahl

Família: Olceaceae

História:

Esta arvore é quase sagrada e prestou boa aplicações ao serviço da humanidade. Os marceneiros usavam a sua madeira. Para fins medicinais usavam a casca, as folhas, as sementes etc. É originária da Europa , apesar de já existir noutros continentes. Ao contrário de outras árvores ,as suas sementes aparecem primeiro do que as folhas novas. Actualmente a madeira desta árvore é utilizada pelo fabricante Fender da  empresa Fender Musical Instruments Corporation.

Aplicações:

O uso da casca combate todas as espécies de febres, por esta conter como elementos  tanino, comaríncios, fraxoside e esculoside.Emprega-se 60g da casca , seca e pisada para um 1l de água e depois bebe-se 3 ou 4 vezes ao dia. Também cicatriza  feridas. A casca dos ramos novos  serve para  extrair venenos. Corta-se um ramo novo da grossura do dedo, tirando toda a madeira do interior. Depois mete-se o dedo na casca ficando completamente coberto por ela. liga-se bem,mas não muitl apertado.O veneno extrai-se do dedo para a casca ao fim de poucas horas. A raíz é boa para o tratamento da hidropisia. Após lavado 3 punhados de raízes deitam-se para dentro de uma panela de barro novo com 3l de água e deixa-se ferve  depois toma-se em jejum. As sementes e folhas servem como diurético para quem sofre de prisão de ventre. Em chá é um bom  para a gota, reumatismo, excesso de  colestrol,  obstipação, envelhecimento,hálito da boca, obsidade,ureia, ciática, rins, vias urinárias, doenças da próstata e da bexiga.

Partes utilizadas:

Toda a Planta Raíz , folhas e sementes.

Propriedades medicinais

Febre, cicatrizante,venenos,hidropisia, diurético, obstipação,gota, reumatismo,colestrol,rejuvesnecedor, bocal,obsidade, ureia, ciática, rins, vias urinárias,doenças da próstata, bexiga.

Referência

SALGUERIO, José  – Ervas,Usos e Saberes : Plantas Medicinais no Alentejo e outros  Produtos Naturais. 1ªedição,Lisboa:Marca,2004.

Retirado de:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Freixo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: