Figalguinhos

 

Fidalguinhos

Nomes populares: Saudades-bravas , escovinha (Brasil)

Nome científico: Centaurea cyanus L.

Família: Asteraceae

História:

O nome cientifico desta planta foi atribuído pelo legendário centauro Quiron. Esta espécie teve origem nas regiões mediterrânicas e é localizada em campos de cereais e lugares não cultivados da Europa e Ásia Ocidental. Difundiu-se por todo o mundo com as culturas cerealíferas. – O pigmento azul isolado é utilizado na indústria cosmética. Esta planta pertence a um génrero de plantas , suas congéneres, das quais apenas este tem propriedades medicinais. É uma planta  muito curiosa, devido as suas flores alterarem de cor de vez em quando. Esta planta é roiginário domédio oriente  e que se espalhou por todo mundo. Na antiguidade , a deusa grega da colheita, Ceres, usava a flor azul -violeta.

Aplicações:

Esta planta  aplica-se como fins medicinais : diuréticos, e estimulante do metabolismo, regula a digestão e trata das perturbações gástricas.Em uso externo cura feridas e infecções ulcerosas, conjuntivites, feridas secundárias e  úlceras da boca. Cura também doenças dos olhos, principlamente de cor mais clara. Nos escuros é melhor a tanchagem e as rosas. Para os olhos , lavagens com àgua tépida onde tenha fervido um punhado das suas flores. Para inchaço das pernas ou braços e cabelos, em  lavagens.Em chá dá bons resultados para doenças como gota, reumatismo, retenção de urina, doenças dos rins etc. bebe-se 3 vezes ao dia , fora das refeições. Para olhos doente deve -se aplicar o suco das flores e folhas  3 vezes ao dia.

Partes Utilizadas:

 Toda a planta. Flores e folhas

Propriedades medicinais:

aperiente, digestivo, diurético, estimulante, laxante , tônico

Referência:

SALGUERIO, José  – Ervas,Usos e Saberes : Plantas Medicinais no Alentejo e outros  Produtos Naturais. 1ªedição,Lisboa:Marca,2004.

Retirado de:

http://www.plantamed.com.br/

http://usuarios.multimania.es/zazpiakbat/aciano.htm

http://www.lidora.info/maisha_sm/outrasplantas1/fidalguinhos.htm

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: