Eucalipto

 

Eucalipto

Nomes populares: não foram encontrados outros nomes populares para eucalipto

Nome cientifico: Eucalyptus spp.

Família: Mystaceae

História:

Esta árvore é originária da Austrália. Chegou a Portugal há pouco menos de 200 anos. Actualmente existem e conhecem-se mais de 700 espécies. A espécie dominante em Portugal é o Eucalipt globulus a mais empregada na medicina em cápsulas grandes. Esta árvore ocupa grande parte da floresta portuguesa. É um recurso natural renóvel e por isso o seu valor a nível económico, social e ambiental.

Aplicações:

Combate as doenças do cabelo: Lavar os cabelos com a àgua do eucaplito onde tenha fervido a sua rama durante 5 minutos , á noite , em seguida , abafa-se bem. Duração do tratamento: 18 dias. Febre e anginas do peito: Aspirar  vapor durante 10 minutos, de boca aberta e com a cabeça tapada com um manta ou cobertor. Catarros dos brônquios , asma ,  tuberculose e todas as doenças do nariz e dos ouvidos, rouqidão, e toda a espécie de tosse : Aspirar o vapor  de boca a berta e tapar cabeça e tronco.Contra lombrigas: Chá em jejum. Os cigarros feitos com folhas de eucalipto dão bons resultados em doenças das vias respiratórias. O gargejo com a àgua onde as folhas ferveram cura as feridas da boca, inflamações da garganta e brônquios. O chá desta planta 2 vezes ao dia é bom para diabetes e vias urinárias. Para úlceras cutâneas coloca-se a água de 3 a 4 panelas onde as folhas tenham fervido, bem quente mas que não queime, dentro de uma banheira e fica -se a dar lavagens por todo o corpo durante 10 minutos.

Partes Utilizadas:

Folhas e as cápsulas

Propriedades medicinais :

anti-séptico, balsâmico  e desinfectante

Referência:

SALGUERIO, José  – Ervas,Usos e Saberes : Plantas Medicinais no Alentejo e outros  Produtos Naturais. 1ªedição,Lisboa:Marca,2004.

Retirado de:

http://www.celpa.pt/images/articles/213/art213_eucalipto.pdf

http://www.plantamed.com.br/

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: